No passado dia 22 a 24 de novembro de 2018, decorreu o 17º Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra. No presente congresso também se realizou a 2ª Reunião da Rede de Serviços Médico-Legais de Língua Portuguesa, bem como a comemoração do centenário dos Institutos de Medicina Legal.
Neste evento, o Laboratório de Antropologia Forense, fez-se representar por duas comunicações orais e seis comunicações em formato de póster, sendo um deles, vencedor do prémio de Melhor Poster.
As apresentações orais foram da autoria de David Navega, com o título “Estimativa da Idade-à-Morte em Antropologia Forense: Contributo da Inteligência Artificial”, tendo o contributo de Ernesto Costa e Eugénia Cunha; e por Helena Dias, intitulada de “Age Estimation Based on DNA Methylation in Blood Samples from Deceased Individuals”, com colaboração de Eugénia Cunha, Francisco Corte Real, Cristina Cordeiro e Licínio Manco.
O Prémio de Melhor Poster foi atribuído ao poster nº 54 de Helena Dias, Eugénia Cunha, Francisco Corte Real e Licínio Manco: “DNA Methylation Patterns in LOCI ELOVL2, FHL2, EDARADD and PDE4C Could Improve Age Estimations in Forensic Contexts”. Além deste trabalho vencedor, também foram apresentados os seguintes posters:
- O Impacto da Absorção de Água nas Análises de Massa Esquelética. Ana Amarante, Calil Makhoul, David Gonçalves, Ana Vassalo, Eugénia Cunha e Maria Teresa Ferreira.
-
A Relevância dos Dispositivos Médicos como Fatores de Identificação em Antropologia Forense. Andreia José, Laura Tomé, Maria Teresa Ferreira e Cláudia Umbelino.
-
As Diferentes Fases de Consolidação das Fraturas: Um Caso de Estudo. Eduarda Silva, Mariana Pedrosa, Flávia Teixeira, Catarina Coelho e Maria Teresa Ferreira.
-
Fratura Bilateral da Diáfise Femoral: Um Episódio Traumático na Vida do Indivíduo CEI/XXI_195. Cláudia Maio, Bruna Gabriel, Catarina Coelho, Eugénia Cunha, Maria Teresa Ferreira.
-
Consequências da Utilização de Acelerador Enzimático e Caixão na Decomposição em Modelos de Consumpção Aeróbica. Rui Morgado e Maria Teresa Ferreira.
Leave a Reply