• This event has passed.

X Symposium on Bioengineering

April 6 - April 7

O Symposium on Bioengineering está de volta com a sua 10.ª edição, a realizar-se nos dias 6 e 7 de Abril na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Se gostaste da edição anterior, espera para ver o que reservamos para este ano!

“Solving Tomorrow, Today” continua a ser o lema adotado – esta será uma versão aumentada e melhorada de tudo o que de bom teve a edição do ano passado. Teremos cerca de 24 oradores de vários países diferentes para te trazer novidades acerca dos temas mais atuais e do que se faz de melhor em Bioengenharia. Para além dos painéis de Engenharia Biomédica e Engenharia Biológica, poderás contar com os melhores oradores na área da Biotecnologia Molecular:

No painel Ageing: a challenge for biotechnology, poderás ficar a conhecer algumas inovações científicas que têm sido aplicadas no combate a doenças associadas ao envelhecimento como o cancro e Alzheimer. Para nos falar das consequências socioeconômicas da retardação do envelhecimento devido à medicina regenerativa e às novas tecnologias biomédicas receberemos Aubrey de Grey do grupo de investigação SENS, California, USA. A investigação de Bruno Bernardes de Jesus do iBiMED, Universidade de Aveiro, incide sobre o silenciamento do IncRNA Zeb2-NAT de forma a reprogramar fibroblastos de longa vida em células estaminais pluripotentes. Adicionalmente, João Pedro de Magalhães da Escola Superior de Biotecnologia, Porto, ajuda-nos a descodificar a biotecnologia do envelhecimento.

Por outro lado, o painel Cells at Work mostramos-te como os organismos e células conseguem ser uma fábrica perfeita! Qasim Rafiq da University College London traz-te terapias genéticas e celulares avançadas nomeadamente com células humanas mesenquimais (hMSCs) e com antigénios recetores das células-T (CAR-T).

Já no painel Exercising: from Lab to Tech exploramos o metabolismo e novas tecnologias associadas a atletas de alta performance. Daniel Moreira Gonçalves (CIAFEL/FMUP) apresenta-nos uma nova terapia com base no exercício físico de forma a solucionar várias doenças atuais.

Adicionalmente, poderás contar com dois paineis transversais, ‘Made in MIB/MEB’ e ‘A tour through Bioentrepreneurship’ – todos te esperam!

Para além disso, terás a oportunidade de conhecer melhor os nossos convidados nas sessões de Speed Dating e Jantar Social, e de contribuir para uma causa solidária – Associação Cura+ – durante a inscrição ou o evento.

As inscrições estão abertas! Inscreve-te já na fase Early Bird (até 20
de março) para teres um desconto associado à inscrição!
Preço estudante – 17€
Preço não-estudante – 25€

Poderás encontrar mais informação nas nossas páginas online:
Já te convencemos? Contamos contigo!
Departamento de Comunicação e Imagem
NEB-FEUP/ICBAS
www.facebook.com/nebfeupicbas
www.nebfeupicbas.pt

“The “Symposium on Bioengineering” is back with its 10th edition. It
will be held on April 6th and 7th at the Faculty of Engineering of the
University of Porto! If you were a fan of the previous edition, wait
until you see what we have in store for you this time!

“Solving Tomorrow, Today” continues to be the motto adopted. Taking the best from the previous editions and improving it, we will have 24
speakers from several different countries to bring you news on the
hottest topics current and best of all in bioengineering. Besides the
panels on Biomedical Engineering and Biological Engineering, you’ll get to see the finest speakers in Molecular Biotechnology:

In the panel Ageing: a challenge for biotechnology, you can learn about some scientific innovations that have been applied in the fight against ageing diseases such as cancer and Alzheimer’s. To tell us about the social and economic consequences of postponing the ill-health of old age we have Aubrey de Grey of SENS Research Foundation, California, USA. The research by Bruno Bernardes de Jesus from iBiMED, University of Aveiro, focuses on Silencing the lncRNA Zeb2-NAT to facilitate the reprogramming of aged fibroblasts and safeguards stem cell pluripotency. In addition, João Pedro de Magalhães from Escola Superior de Biotecnologia, Porto, helps us to decode the genomics of ageing.

On the other hand, the panel Cells at Work we’ll show you how the
organisms and cells can be the perfect factories! Qasim Rafiq from the University College London brings you advanced cell and gene therapies, including human mesenchymal stem cells (hMSCs) and chimeric antigen receptor T-cell (CAR-T).

In the panel Exercising: from Lab to Tech we wish to showcase the
metabolism and innovative technologies associated with high performance athletes .Daniel Moreira Gonçalves (CIAFEL/FMUP) presents exercise training as a new therapy for several diseases.

Additionally, we will have two transversal panels, ‘Made in MIB/MEB’ and ‘A tour through Bioentrepreneurship’ – all of this awaits you!

Furthermore, we will give you, once again, the opportunity to get to
meet researchers and entrepreneurs through sessions of “Speed Dating” or Social Dinner, and the opportunity to contribute for a solidary cause – Association Cura+ – during registration or during the event.

Registrations are now open! If you submit your registration in the Early Bird phase of applications you will have a lower price associated!
Student price –  17€
Non-student price – 25€

You can find more information in our webpages:
Have we convinced you yet? Register now!
Communication and Image Department
NEB-FEUP/ICBAS